Denise Alves'
Pequena e Singela Homenagem ao 126° Aniversário de Mies Van der Rohe


"Ser bom é melhor que ser original."

(Mies Van der Rohe)
"Menos é mais."
(Mies Van der Rohe)
Denise Alves'
Venho por meio deste, postar termos e estudos mais usados no dia-a-dia na construção civil!

PILOTIS

 

pilotis pode ser considerado como um sistema construtivo baseado na sustentação de uma edificação através de uma grelha de pilares (ou colunas) em seu pavimento térreo. 

 

A palavra pilotis, de origem francesa e eventualmente aportuguesada como piloti, pode se referir tanto ao pilar em si, quanto ao sistema como um todo. Também costuma ser usada para nomear o pavimento em que se encontra (ou seja, a expressão "pavimento pilotis" é eventualmente usada como um sinônimo para "pavimento térreo"). Em francês, pilotis significa palafita, mas em português o termo foi adotado apenas para as estruturas arquitetônicas modernas, distinguindo-as das tradicionais palafitas de madeira de habitações lacustres.

 

O uso do pilotis tornou-se uma das características fundamentais da arquitetura moderna do século XX, notadamente do international style. É parte dos 5 pontos da nova arquitetura propostos por Le Corbusier, Oscar Niemeyer tambem recorreu ao uso de pilotis, por exemplo, no Palácio da Alvorada, em Brasilia. Também é encontrado na Casa das Canoas de Niemeyer. 

 

Denise Alves'

 





#Curta nossa Fan Page: ArquiteturaFacts
#Curta nosso twitter: @Arquitetura_AF
Denise Alves'


 Piano Musica Design Pegasus Luigi Colani Concerto
Quem disse que um piano é um instrumento sóbrio e majestoso, algo como um móvel de estilo? O famoso designer suíço Luigi Colani prova o contrário ao apresentar o Pegasus, um modelo de linhas arrojadas e dinâmicas. O Pegasus não é apenas um exercício de estilo; é um piano a sério, um Grand Piano de concerto que pesa "apenas" 580 quilos!

 Piano Musica Design Pegasus Luigi Colani Concerto

Concebido para a firma alemã Schimmel, possui, além das características normais exigidas a um instrumento deste quilate, alguns pormenores verdadeiramente requintados, como as teclas ergonómicas (com uma pequena curvatura) e o mecanismo eléctrico/hidráulico de abertura da tampa. Os acabamentos são feitos por encomenda. O preço não é divulgado mas deve condizer com a magnificência do instrumento. De qualquer modo, para as bolsas mais humildes há sempre a versão vertical... 

 Piano Musica Design Pegasus Luigi Colani Concerto

Fonte: Obvious
Denise Alves'

#Curta nossa Fan Page: ArquiteturaFacts
#Curta nosso twitter: @Arquitetura_AF

Últimas Postagens