Denise Alves'
ARQUITETURA JAVA























 Há  uns tempos foi anunciado o livro Arquitetura e Design Java, um livro que está em seu processo de finalização, fortemente baseado na experiência da Caelum com debates no curso de Arquitetura e Design, a adminstração do GUJ.com.br e esses anos de consultoria.
Os 4 tópicos liberados agora são “Java como plataforma não como linguagem”,“Favoreça imutabilidade e simplicidade”“Cuidado com o modelo anêmico” e“Considere uma ferramenta de mapeamento objeto relacional”. Eles se juntam aos outros 4 tópicos liberados anteriormente (”Gerenciar memória não é simples”, “Programe voltado a interface, não a implementação”, “Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell” e “Inversão de Controle: Cadê a minha chave de fenda?”). Confira no site!
Este é um livro que aborda desde código até a arquitetura numa visão mais ampla. Como Craig Larman já afirmou: Você deve enfrentar suas batalhas, sejam elas no nível macro-arquitetural ou no humilde campo das instâncias“. Essa distinção, sobre o que é design e o que é arquitetura, não fica muito clara dentro do livro, pois muitas vezes é até difícil separar nessa classificação. Martin Fowler fala o mesmo no âmbito de patterns logo na segunda página de seu livro Patterns of Enterprise Application Architecture: “Alguns dos padrões nesse livro podem ser chamados arquiteturais, já que representam decisões importantes sobre essas partes; outros são mais sobre design e te ajudam a implementar essa arquitetura. Eu não faço nenhuma tentativa forte de separar esses dois, já que é o que é arquitetural ou não é subjetivo.”.
Fonte : Fabiozoroastro.wordpress.com
0 Responses

Postar um comentário

Últimas Postagens