Denise Alves'
        "Ser um arquiteto é possuir uma voz que fala a linguagem da forma."
(Robert AM Stern)



Planta baixa acompanhada de maquete
  É ter facilidade de trabalhar em equipe, espírito inovador e criativo, intuição, interesse pelas artes, senso estético, boa capacidade de observação e análise, meticulosidade, habilidade para desenho e em lidar com números e cálculos. Se você possui essas características, já está na metade do caminho para se tornar um arquiteto de sucesso.
  Arquitetos projetam prédios, pontes e viadutos.     Atuam também em reformas, paisagismo, decoração de interiores, desenho industrial, design gráfico, cenografia em teatro, cinema e TV. O campo de trabalho é amplo, e muitos se especializam em determinados segmentos. A maior parte dos cursos já uniu as profissões de arquiteto e urbanista, e, ao se formar, você estará apto a atuar em planejamento de uso e ocupação do solo, transportes, saneamento e preservação de patrimônio histórico, embasando decisões de governos estaduais ou municipais.
  No curso, com duração média de cinco anos, você estudará disciplinas técnicas -cálculo estrutural, resistência de materiais- e outros de ciências humanas: história da arte, desenho e estética.
  O mercado de trabalho anda saturado para o arquiteto de escritório, que se especializa em fazer plantas de imóveis residenciais ou comerciais. Em compensação, a área de planejamento urbano ainda é muito carente no Brasil e possui boas oportunidades de intercâmbio com países da Europa. Há ainda a área de design, para os que dominam os softwares tipo CAD (AutoCAD).
  Em qualquer desses setores, a remuneração inicial gira em torno de R$ 1.000. Somente arquitetos muito renomados chegam a ter ganhos superiores a R$ 20.000. É apostar no seu talento e seguir em frente.


"Ser bom é melhor que ser original."
(Mies Van der Rohe)
-
  "A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz."
(Le Corbusier)


-
Denise Alves'
 
  



 Seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da Antiguidade já desapareceram. Só restaram as pirâmides do Egito.  A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antípatro de Sídon, entre os anos de 150 a 120 a.C.




                      
   
                                                                                                                                                                                           ESTÁTUA DE ZEUS OLÍMPICO (Grécia)

 


  Foi esculpida por Fídias, o mais célebre escultor da Antiguidade, em ébano e marfim, entre 456 e 447 a.C. Tinha quinze metros de altura e era toda inscrustada de ouro e pedras preciosas. Estava na cidade de Olímpia até que um terremoto a destruiu, possivelmente em 1215.


                              
        TEMPLO DE DIANA (Turquia)




                        




                                                          MAUSOLÉU DE HALICARNASSO (Turquia) 





  Artemisa II, irmã e esposa do rei Mausolo, mandou construir o maior e mais suntuoso túmulo de todas as épocas. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento em ouro. A obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção viam-se as estátuas do rei e da rainha. Artemisa morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres e em Bodrum, Turquia.


                 
  COLOSSO DE RODES (Grécia)






  A gigantesca estátua de Hélio, o deus do sol, tinha 46 metros de altura, era toda de bronze e pesava 70 toneladas. De pernas abertas, ficava na entrada do golfo de Rodes, uma ilha do mar Egeu.  Foi destruída por um terremoto em 224 a. C.


                            
                              




                           FAROL DE ALEXANDRIA (Egito)




   Erguia-se numa das ilhas de Faros, perto de Alexandria e tinha uma torre de mármore branco de 135 metros de altura. Era iluminado pelo fogo de lenha ou carvão. Inaugurado em 270 a. C., o farol foi destruído por um terremoto em 1375.





              




JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA (Iraque)

 Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram 6 montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a cem metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Tudo foi destruído em data desconhecida.


                                                                                  PIRÂMIDES DO EGITO





  Das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C, a 10 km do Cairo, capital do Egito.  A maior delas foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Empregou 100 mil operários durante 20 anos. As outras grandes pirâmides são as de Quéfren e a de Miquerinos. Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas.


Denise Alves'
   Só pra animar um pouco,
               estudantes de arquitetura da UFRS fez uma homenagem divertida e sincera. #Adorei.
Denise Alves'
 O QUE É ARQUITETO

  Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.

  No Brasil, as primeiras escolas de arquitetura originaram-se nos cursos de Belas Artes (Rio de Janeiro) e engenharia (São Paulo). Atualmente existem mais de 140 escolas e cursos de arquitetura espalhados pelo Brasil.


  O QUE FAZ UM ARQUITETO

  A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas.

  Essa habilitação é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:
Estudo, planejamento, projeto e especificação.
Assistência, assessoria e consultoria.
Direção de obra e serviço técnico. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
Desempenho de cargo e função técnica.
Ensino, pesquisa, analise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão.
Elaboração de orçamento.
Padronização, mensuração e controle de qualidade.
Execução de obra e serviço técnico.
Fiscalização de obra e serviço técnico.
Produção técnica e especializada.
Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.
Execução de instalação, montagem e reparo.
Operação e manutenção de equipamento e instalação.
Execução de desenho técnico.

  O trabalho do arquiteto pode se iniciar já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.

  A seguir, existe uma etapa de montagem e aferição de programa preliminar a ser desenvolvido, juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno e na edificação.

Com esses dados e a definição do terreno inicia-se a fase do projeto, com as seguintes etapas:

Estudo Preliminar

  Estudo do problema para determinação da viabilidade de um programa e do partido a ser adotado.

Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo

  Solução Geral do problema com a definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada.

Projeto Legal

  Desenhos e textos exigidos por leis, decretos, portarias ou normas e relativos aos diversos órgãos públicos ou concessionárias, os quais o projeto legal deve ser submetido para análise e aprovação.

Projeto Básico (opcional)

  Solução intermediário do Projeto Executivo Final, que contém representação e informações técnicas da edificação que possibilitem uma avaliação de custo, já compatibilizadas com os projetos das demais atividades projetuais complementares.

Projeto Executivo Final

Solução definitiva do Anteprojeto, representada em plantas, cortes, elevações especificações e memoriais de todos os pormenores de que se constitui a obra a ser executada: determinação da distribuição dos elementos do sistema estrutural e dos pontos de distribuição das redes hidráulicas, sanitárias, telefônicas, ar condicionado, elevadores e de informática.

Coordenação

  A coordenação e orientação geral dos cálculos complementares ao projeto arquitetônico tais como: calculo de estrutura, das instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, das instalações elétricas, telefônicas e de informática, caberão sempre ao arquiteto o qual, a seu critério, poderá indicar profissionais legalamente habilitados para sua execução.

  Paralelo a todas essas fases, poderá também ser desenvolvido o projeto paisagístico.

  O arquiteto também pode acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: desde simplesmente como fiscalizador da execução, até ser responsável por todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.

  O arquiteto também pode ser contratado para uma etapa seguinte à obra executada, que é o de desenvolvimento do projeto de arquitetura de interiores, que, nas mesmas fases anteriores, aborda todo tratamento e mobiliário do interior da edificação.


Fonte: Revista Online Iab - Instituto de Arquitetos do Brasil 

 
Denise Alves'
Aqui é um pequeno post em que estarei apresentando-os a minha grande prima e amiga @Fernanda_Erika na qual é um companheirona e parceira, Estudande como eu na qual faz Engenharia da computação sempre me ajudando com os design dos meus Projetos e merecendo meus parabens e de todos! Amo

Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo. (Elbert Hubbard)
Denise Alves'


 Como Sabemos Ser arquiteto(a) Primeiramente é amar arquitetura, no entanto é a arte do bom uso do espaço é saber trabalhar com as formas , com o uso do espaço,com o conforto, é saber atender o abrigo da intempéries em qualquer camada social, é elevar o nivel de visitação de uma cidade pelo sua diversidade arquitetonica, é tambem o colirio para os olhos assim como a musica é o conforto para os ouvidos, é preocupar em não agredir o meio ambiente e transformar as cidades em locais de boa convivencia..
 Ser arquiteto é perceber, sentir, compreender e propor. É arte, técnica e cuidado. E sonhar e propor sonhos, as vezes reais as vezes não.
  "Sou arquiteto, aquele que chamam de sonhador; Ah! pudesse eu ter meus sonhos de volta, Mas sou ainda um aprendiz na escola da vida; Dominei a forma, distribuo espaços, mas muitas vezes me sinto fora de esquadro, Perdido em linhas paralelas demais, Numa escala indefinida. Mas sou arquiteto. Sou poeta, E sou muito mais que um sonhador, Porque possuo em cima da velha prancheta, Projetos para todos os sonhos; Casas para abrigar um novo amor; Caminhos para chegar ao arco-iris; E jardins para o aconchego do entardecer.." (Lienne Liarte).
   Ser arquiteto(a) é brincar de ser Deus, tentar organizar cidades, vidas, comportamentos, com o simples desenho, que as vezes esse simples pode ser complexo de se obter.
  Ser arquiteto é ser cidadão, é colaborar com a vida geral e com o bem estar de todos.  Proporcionar funcionalidade ao mesmo tempo que propõe soluções de problemas sociais através de métodos não muito diretos e não muito compreendidos, mas eficaz.
  É proporcionar a beleza também dos espaços para um agrado visual, é viver com pouco dinheiro, trabalhando MUITO, mas sendo completamente grato à existência desse trabalho, é dormir pouco, mas dormir feliz, sem peso na consciencia, é ser recompensado por um sorriso ou por uma vida melhor que você proporcionou..

É SER FELIZ!



Últimas Postagens