A elevação era obtida utilizando-se um contrapeso, que subia e descia sob o controlo de uma roldana movida por uma manivela do lado de fora da plataforma.
É provável que esses elevadores tenham sido utilizados nas casas romanas com vários andares, onde teriam sido operados por escravos.
Ligava os seus aposentos ao de sua amante, madame de Châteauroux, no andar de baixo.
Este motor era instalado no teto e controlava o enrolar e desenrolar do cabo ao redor de um cilindro.
Em 1851, o americano Elisha Graves Otis (1811-61) inventou um sistema de segurança que impedia que o cabo balançasse, prendendo-o num trilho e bloqueando-o com uma série de garras.
O mesmo Edoux construiu, em 1889, um elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel.
Esses elevadores eram 20 vezes mais rápidos do que os seus predecessores, que trabalhavam com tração.
Em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou energia elétrica na tração dos elevadores.
Ele subiu 22 metros em 11 segundos.
O uso de eletricidade permitiu a introdução de interruptores para controlar o elevador em 1894.
Fonte:
http://www.voxdei.org.br/invencoes.htm
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