Denise Alves'

O princípio de uma plataforma suspensa dentro de uma cabina vertical para o transporte de pessoas ou materiais pesados foi descrito pela primeira vez pelo arquiteto romano Vitruvius, no século I a.C. 

A elevação era obtida utilizando-se um contrapeso, que subia e descia sob o controlo de uma roldana movida por uma manivela do lado de fora da plataforma. 

É provável que esses elevadores tenham sido utilizados nas casas romanas com vários andares, onde teriam sido operados por escravos. 

O primeiro elevador conhecido foi o que o rei Luís XV mandou instalar, em 1743, no Palácio de Versalhes. 

Ligava os seus aposentos ao de sua amante, madame de Châteauroux, no andar de baixo. 

Não se sabe o nome do inglês que, em 1800, pensou em utilizar um motor a vapor para mover os elevadores. 

Este motor era instalado no teto e controlava o enrolar e desenrolar do cabo ao redor de um cilindro. 

Em 1851, o americano Elisha Graves Otis (1811-61) inventou um sistema de segurança que impedia que o cabo balançasse, prendendo-o num trilho e bloqueando-o com uma série de garras. 

Isso permitia o uso do equipamento também por pessoas. Para mostrar a eficiência de sua invenção, em 1854, ele mandou cortar o cabo de um elevador que ele mesmo pilotava. O primeiro elevador de passageiros foi inaugurado por ele em 23 de Março de 1857 numa loja de cinco andares em Nova York. 



Em 1867, o francês Léon François Edoux inventou o elevador de coluna hidráulica. 

O mesmo Edoux construiu, em 1889, um elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel. 

Esses elevadores eram 20 vezes mais rápidos do que os seus predecessores, que trabalhavam com tração. 

Em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou energia elétrica na tração dos elevadores. 

Ele subiu 22 metros em 11 segundos. 

O uso de eletricidade permitiu a introdução de interruptores para controlar o elevador em 1894. 

Fonte:
http://www.voxdei.org.br/invencoes.htm
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